30 de julho de 2014

amsterdam #6

Uma das coisas maravilhosas por aqui é a liberdade/à vontade/normalidade para a venda e compra de artigos em segunda mão. E o que isso facilita as coisas. A começar pelas bicicletas. Nunca me tinha apercebido que uma bicicleta nova poderia ser tão cara (começarem em 250€ não é nada atípico). E depois há o problema de serem roubadas. Uma bicicleta nova dá muito mais no olhos e é muito mais apetecível aos filhos-da-puta dos ladrões. O meu veículo de duas rodas é em 2ª mão. Estende-se também à mobília. E desenganem-se não são só estudantes em movimento que vendem tudo, as famílias holandesas também. Temos uma cama num quarto comprada em segunda mão a uma família que não a vendeu por necessidade dita de dinheiro. Eles pensam mais em "Porque não fazer aqui 30, 40 euritos?". Nós, pelo contrário, acatrafuamos móveis e coisas e tralhas porque não sabemos o que lhes fazer, mas também nunca nos passa pela cabeça vender. Pelo menos a mim nunca me passou. Até estar aqui. Agora coisas deixadas pelos antigos inquilinos são para mim negócios. Existem imensos grupos de facebook, existe o marktplaats (uma espécie de ebay muito holandesa que tem tudo, mas tudo mesmo em 2ª mão) e, ainda, feiras e mercados de rua onde se encontra de tudo um pouco. À conta dos estudantes em movimento, que são mesmo muitos, até já conseguimos coisas grátis! E quando se está a montar uma casa longe de casa, onde não se pode ir a casa da avó roubar uma cadeira, ao tio roubar umas panelas velhas, à mãe trazer tudo quanto é talheres e lençois, dá mesmo muito jeito! 
Gosto deste espirito despreocupado do que já não me serve a mim pode servir a outro, sem ter vergonha ou sem ter o pensamento "vou usar lá as coisas dos outros, prefiro ter as minhas", que é um pensamento tão pequenino, tão pequenino e que no fim do dia nos leva a gastar mais e a puxar menos pela cabeça. Palavras de ordem: adaptar e descomplificar. Gosto desta gente.

2 comentários:

  1. Ah pois ne... pechinchas e coisas de graca e com eles! Tens de ver qual e o dia de recolha de monos no teu bairro (as vezes e mais q um dia, tipo quarta e domingo). Nestes dias as pessoas poem na rua o q n querem e as coisas desaparecem em minutos!

    ResponderEliminar
  2. Gosto dessa forma de pensar! Chama-se a isso ter uma mente mais aberta! É tudo uma questão de mentalidade!
    Beijinhos

    ResponderEliminar