12 de março de 2014

os blogs e o anonimato

Às vezes quando vou na rua ponho-me a observar as pessoas. Faço isto muitas vezes. Isto agora soou muito creepy. Bem visto, muito creepy mesmo. Mas sim, gosto de observar pessoas. Na rua, nos shoppings, no metro, até parada no trânsito. Em primeiro, gosto de ver modelitos, trapos, maquilhagens, cabelos. Em segundo, também gosto de ver trambolhos, mas nem tanto, que os meus olhos são preciosos e sensíveis. Em terceiro, gosto de imaginar que vidas vão ali. Que famílias. Que amigos. Se aquela pessoa hoje já passou por algum desafio. Se está confiante. Se está insegura. Se está apaixonada ou de coração partido. Se será uma boa pessoa. Se já cometeu alguma boa acção hoje. Se já magoou alguém hoje. E dentro de todas estas análises, recentemente incluí a de "Será que tem um blog?". Será que eu já vi o blog dessa pessoa. Será que essa pessoa vê blogs? Ainda não me ponho no armanço de pensar "Oh meu deus! Será que já passou pelo meu estaminé?" Lá chegaremos, que há dias em que o nível de paranóia me pode dar para isso. Mas, e continuando na temática da possibilidade das pessoas que passam por nós terem um blog, eu acho que é mesmo muito grande. Há muitos blogs, muitas pessoas, muitas palavras já escritas. E é bom ser assim. E é bom este ser um lugar em que (os que assim o querem) se possa ter um anonimato. Nunca pensei quando criei o estaminé dizer logo quem era, de o partilhar com conhecidos. A mim não me fazia sentido. Seria apenas uma maneira de o que conto às minhas pessoas pessoalmente (uau!), passar a contar por palavras. E, para mim, não fazia sentido. E o anonimato é bom. É bom poder vir para aqui desenrolar este mundo e o outro e ser só a Sofia. Não a Sofia que tem certa família, que namora com certa pessoa, que tem certo grupo de amigos, que vive em certo sítio, que andou em certa escola, que andou em certa universidade, que que tem certo carro. E gosto de ver isso nos blogs que leio. Há mais transparência. Em alguns, está ali a verdadeira essência da pessoa. A escrita faz-nos isso. E, por isso, sim gosto de ir na rua e imaginar se aquela pessoa tem um blog e se algum dia lerei alguma coisa escrita dessa mesma pessoa.

14 comentários:

  1. :)))) Será que já passaste por mim?!?!?!?
    Olha querida sou tão transparente, tão transparente...que se tiver de chorar, choro, se tiver de ralhar ralho, se tiver de mandar uma gargalhada tem de ser...não é o estar na rua que me vai impedir de expressar o que sinto, tal como no blog:) Por isso se um dia vires alguém numa destas "figuras"...lembra-te:)))...pode ser a Suri:)))) jinhoooooossssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai na volta encontro-me e sento-me ao teu lado ou a chorar ou a rir, que eu contagio-me conforme os ambientes =)

      Eliminar
  2. "Será que tem um blog?". Será que eu já vi o blog dessa pessoa. Será que essa pessoa vê blogs? Ainda não me ponho no armanço de pensar "Oh meu deus! Será que já passou pelo meu estaminé?"

    Também costumo pensar nisto. :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto muito de não ser a única com tais pensamentos. Vai-se a ver e somos a norma e não a excepção =)

      Eliminar
  3. A primeira vez que cá passo e leio um texto com que me identifico tanto! :)

    ResponderEliminar
  4. Há dias que me dá para isso :)
    beijinho grande ♥

    http://naervilhadapolly.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um dia que estejamos todos no mesmo espaço vamos parecer todos creepys eheheh

      Eliminar
  5. A sério? Eu também dou por mim a pensar nisso! Será que lêm blogues, será que escrevem alguma coisa?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto somos todos, no fundo, mais parecidos do que pensamos =)

      Eliminar
  6. Concordo e faço esse exercicio todos os dias com o mesmo propósito, e oje não a vi penso eu por ai mas encontrei o seu blog. este é o meu (www.fragmentosdopensamentoo.blospot.pt)
    https://www.facebook.com/Fragmentosdopensamento

    adorei.

    ResponderEliminar