6 de maio de 2014

Sobre isto de fazer as malas e mudar de vida

Já não é a primeira vez que o faço. Mas é a primeira mais a sério, mais adulta, mais por mim e sem intermediários, sem burocracias ou a quem recorrer se a coisa der uma bocadinho para o torto. Há algo fascinante sobre termos a oportunidade de mudar tudo de um dia para o outro. Literalmente de um dia para o outro mudamos tudo. Enfiamos tudo o que consideramos indispensável para dentro de uma ou duas malas, na esperança de que o que levamos lá dentro nos conforte e nos deixe continuarmos a ser nós próprios em sítios diferentes. A triagem que temos de fazer para fazer as malas para nos mudarmos para outra parte do globo é uma triagem ingrata. Pelas coisas mais fúteis como não podermos trazer as 30 combinações de roupa, acessórios e calçados perfeitos (e maquilhagem e cosméticos e aquela toalha de banho tão suave e fantástica) até as coisas que seriam realmente indispensáveis de trazer nas nossas malas, as pessoas que ficam. Sou uma afortunada com as relações que tenho. Lamento informar-vos mas não são vocês que têm os melhores amigos do mundo, sou mesmo eu. E essa é a parte menos fascinante disto de mudar de vida, ficar longe. Como tenho os melhores amigos do mundo é um longe físico apenas. Isto de mudar de vida, contrariamente ao que se possa pensar, faz-nos ficar mais perto das pessoas. A preocupação aumenta. As novidades são contadas com maior entusiasmo. Olhamos mais para as pessoas. Sentimos mais os tremores nas suas vozes. Respeitamos os dias em que não há chamadas. Festejamos os dias em que há chamadas. Deitamo-nos tardíssimo depois daquelas chamadas que deviam ter durado 5 minutinhos e duraram quase 2 horas. Estar longe aproxima as pessoas. E é por isso, que nesta coisa fascinantemente assustadora de mudar de vida sei que tenho mais a ganhar do que a perder. E é exactamente isso que digo, penso e repito para mim própria nos momentos de maior aflição. Estou longe. Mas estou perto. Estou bem. E a caminhar para ser (ainda) mais feliz.

12 comentários:

  1. Desde que sejamos felizes o resto vem por acréscimo! Vai correr tudo bem. Bjs.

    :)))

    ResponderEliminar
  2. Tem muito de verdade o que escreveste. Já me aconteceu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que todos passemos pelo mesmo. Até os mais despegados devem sentir um pontinho de angustia.

      Eliminar
  3. Deve ser um momento particularmente emocionante, cheia de esperança e tristeza. Que corra tudo bem por esse lado :)

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É realmente um momento muito estranho de mix feelings. Mas só vem comprovar que realmente se quisermos, somos capazes de mudanças e adaptações brutais =)
      Muito obrigado!

      Eliminar
  4. Que sejas feliz, muito feliz!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Quem me dera a tua coragem!!! Que corra tudo bem Sofia:) A bagagem mais importante não é a mala que a leva. Está dentro do teu peito. Fica com Deus:))))))

    ResponderEliminar