18 de fevereiro de 2014

lugares escuros. dark places. gillian flynn.

Li o Em Parte Incerta (Gone Girl) no verão passado em 3 ou 4 dias. Fiquei completamente colada, surpreendi-me com as reviravoltas, revoltei-me com as personagens e, no fim, fiquei muito triste de ter acabado e de não ter mais drama, intriga, suspense e descobertas. Andei ainda a publicitar o livro e quase a obrigar as pessoas a lê-lo.
Procurei outros livros da autora, Gyllian Flynn, e deparei-me com o Dark Places. Este livro ainda não estava traduzido em Portugal. Pensei em mandá-lo vir da Amazon, em versão original e até bem baratinho, mas na altura não tinha outras encomendas para fazer de modo a não pagar portes e deixei "para outra vez". Essa "outra vez" passou e nunca mais me lembrei do livro. Pelo fim do ano passado tinha um dinheirinho acumulado no cartão fnac e uma vontade de comprar livros (muitos!). Nesse mesmo dia que fui à fnac estava o Lugares Escuros a ser lançado. Veio imediatamente comigo. Nem olhei muito bem para o preço. Sabia que o queria ler e pronto. Com esse livro vieram outros. E eu já tinha outro livro a meio à espera de ser acabado. Tentando disciplinar-me a mim própria cheguei a casa e guardei o Lugares Escuros na prateleira, comprometendo-me a acabar primeiro os que estavam em lista de espera. Fui aguentando, até que à uma semana atrás os meus olhinhos pararam nele. E comecei a ler. E só descansei enquanto o acabei, roubando muitas horinhas de sono. Já está e a sensação é parecida com a anterior. Já acabou? Queria mais!
Se tenho um preferido? Acho que sim. Este. É (ainda) mais cru que o Em Parte Incerta. Aborda assuntos que eu não fazia ideia como a vida de uma quinta e rituais satânicos. E adolescentes. E crianças. E famílias. A autora tem a capacidade de nos por a nós a sermos as personagens. Todas. Uma de cada vez. E estamos sempre a saltar para defender um e outro. É cru e acredito que não seja para todos.




Entretanto já fui ver se há mais livros desta senhora e há o Sharp Objects. Ainda não está traduzido para português. Na minha pesquisa na Amazon, descobri algo que naturalmente não preciso mas que adoraria ter na minha biblioteca de casa - a coleção dos 3 livros toda bonitinha.

Agora é seguir para o livro que tinha ficou em stand by. E logo vos conto desse também. 

2 comentários:

  1. Li o Gone Girl, para mim foi mais do que o livro do Verão, foi o livro do ano!
    Agora aguçaste-me o apetite :)

    ResponderEliminar